Uma Prenda para Bertie - Hannah Coates
Um romance para quem gosta de cães.
De gatos.
E de seres humanos.
Editora: Guerra e Paz - 208 páginas - Lançamento: junho 2017
Apresentamo-vos o Bertie. Bertie é este adorável cão que faz a capa do próximo livro do Clube do Livro SIC, que chega às livrarias a 1 de Junho. Mais do que um cão, a autora de Uma Prenda para Bertie gosta de especificar que Bertie é um beagle, um beagle como o que o teve em criança e que nunca mais esqueceu. Mas vamos por partes.
Uma Prenda para Bertie é um romance, escrito por Hannah Coates, um dos pseudónimos da escritora Victoria Lamb. Não somos nós que cometemos a inconfidência, a própria autora revela todos os seus pseudónimos na capa do livro. Hannah Coates é o nome que escolheu para este romance que chega a Portugal com tradução de Rita Carvalho e Guerra.
Para que não haja dúvidas: Bertie é o herói deste livro. E esta é uma história comovente de duas lágrimas e muitas, muitas gargalhadas. Uma história para quem gosta de cães. E de gatos. E de seres humanos.
É que Bertie tem uma irmã: a Molly. Eram inseparáveis, até serem adoptados por duas famílias diferentes. Devastado, Bertie sofre com a ausência de Molly mas sente-se atraído pelo amor que começa a sentir pela família Green, que o acolheu depois de uma tragédia de que ainda não recuperou.
Bertie tem duas missões: salvar uma família que ama e reencontrar Molly, de quem morre de saudades. Conta com a ajuda de dois gatos, bichos altivos, e uma improvável caniche. Os quatro, sozinhos contra a incompreensão desses humanos que têm a mania de entender tudo e não entendem nada, vão atrás do que acreditam. Irão conseguir?
Este romance chega às livrarias numa altura em que acaba de ser aprovado o novo estatuto jurídico que reconhece os animais como seres vivos dotados de sensibilidade. Um romance enternecedor, que chega na ocasião certa.
Sobre a Autora
Hannah Coates. Quem é Hannah Coates? Vamos ao que interessa. É alguém que sempre gostou de cães. Gosta de todos os cães, mas os beagles sempre foram os seus preferidos, em particular o memorável beagle chamado Pippin Boot, que a acompanhou para todo o lado, quando era criança. E foi com o seu beagle no pensamento que Hannah Coates escreveu este romance. É e não é o seu primeiro romance. Com o pseudónimo Hannah Coates, este é o seu primeiro romance sobre os melhores amigos do ser humano, aliando as suas duas grandes paixões, os cães e a escrita. Mas também escreve poesia e romance com o seu nome verdadeiro, Jane Holland, e com os pseudónimos Victoria Lamb, Elizabeth Moss ou Beth Good.