A Economia do Bem e do Mal - Tomás Sedlácek
Em busca do sentido da economia,
desde Gilgamesh a Wall Street
Editor: Actual Editora - 448 páginas - Lançamento: junho de 2018
Tomás Sedlácek recusa uma perspetiva unilateral da Economia enquanto investigação matemática sem valor e descreve-a sobretudo como um fenómeno cultural e um produto da nossa civilização, com uma ligação profunda à filosofia, ao mito, à religião, à antropologia e às artes. Procurando compreender a Economia a partir dos valores das sociedades, aborda-a através dos tempos, desde «O Épico de Gilgamesh» e do «Antigo Testamento» até ao aparecimento do Cristianismo, passando por Descartes, Adam Smith ou ainda por filmes como «Matrix» e «Clube de Combate».
A Economia do Bem e do Mal recebeu em 2009 o Prémio Wald Press e em 2012 o Deutscher Wirtschaftsbuchpreis, um galardão atribuído pela Feira do Livro de Frankfurt para o melhor título da área de Economia publicado na Alemanha. Entre muitos assuntos provocatórios explorados neste livro que se tornou um best-seller, Tomás Sedlácek questiona até que ponto o crescimento será a única resposta. Por outro lado, pergunta também se estaremos viciados no desejo de consumo e até que ponto temos de pagar realmente por aquilo que vale a pena. Em última instância, como referiu o autor em 2015 quando esteve em Lisboa, «não estamos aqui para viver vidas úteis, mas vidas belas».
Sobre o Autor
Tomáš Sedlácek é um economista checo que vê o capitalismo como a nova religião global, com a sua própria cultura corporativa e uma escola ético-moral assente no egoísmo. Em 2001, com apenas 24 anos, tornou-se consultor do presidente Václav Havel, autor do prefácio deste livro, e cinco anos depois a Yale Economic Review apontava-o como um dos cinco melhores jovens pensadores na área da Economia.