Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Todos os Livros

Todas as novidades literárias das editoras portuguesas.

Todos os Livros

Todas as novidades literárias das editoras portuguesas.

14
Mai17

A Ciência da Juventude - Elizabeth Blackburn e Elissa Epel

A Abordagem Revolucionária a Uma Vida mais Longa e Saudável

Capa

Editora: Elsinore - 416 páginas - Lançamento: Abril 2017

 

«Um dos mais entusiasmantes livros sobre Saúde publicados na última década.» - Eric Kandel, Prémio Nobel de Medicina

 

A descoberta da telomerase, a enzima que recupera os telómeros, protetores da nossa herança genética, abre caminho para o aumento da esperança média de vida e da saúde. Esta é a conclusão revolucionária da investigação que, em 2009, valeu o Nobel de Medicina a uma das cientistas que liderou o projeto, Elizabeth Blackburn.

 

Em A Ciência da Juventude, e com o contributo de Elissa Epel, investigadora das relações entre o stress, a obesidade e o envelhecimento, Blackburn traça o mapa do envelhecimento positivo, revelando as intrincadas relações entre a psicologia e a biologia na nossa evolução celular. Esta obra mostra também como mudanças simples nos hábitos diários podem proteger os telómeros e aumentar a nossa esperança de saúde, o número de anos que permanecemos saudáveis, ativos e sem doenças.

 

Nestas páginas, os telómeros tornam-se o nexo de uma reflexão sobre a vulnerabilidade, a resiliência perante os efeitos negativos do ambiente social e físico, e o papel da há muito teorizada ligação mente-corpo no processo de envelhecimento — fundamental hoje e para o futuro do ser humano.

 

Sobre a Autora

Elizabeth Blackburn é uma investigadora australiana-americana que atualmente preside ao Salk Institute for Biological Studies. Foi anteriormente investigadora em Biologia na Universidade da Califórnia, na qual estudou o telómero, estrutura que reside na extremidade dos cromossomas para fins de proteção. Blackburn co-descobriu a telomerase, enzima produtora do telómero. Por este trabalho, foi galardoada com o prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2009, a par de Carol W. Greider e Jack W. Szostak, tornando-se assim a primeira laureada novel nascida na Tasmânia. Também desenvolveu trabalhos em ética da medicinal.

 

Saiba Mais